quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Trabalho voluntário


"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens".

"Dentro do país, os dirigentes têm de cumprir o seu papel de vanguarda; e, é preciso dizê-lo com toda a sinceridade, numa verdadeira revolução, à qual tudo se dá, da qual nenhuma retribuição material se espera, a tarefa do revolucionário de vanguarda é, ao mesmo tempo, magnífica e angustiante."

Acontece que se esta colocando a discussao sobre o incentivo moral no centro de tudo; e o incentivo moral em si não é o centro... o incentivo moral é a forma ... predominante que o estimulo deve adquirir nesta etapa da construção do socialismo ... mas esta longe de ser a única forma ... o incentivo material deve existir. (guevara)

O homem começa a libertar o seu pensamento do facto desagradável que supunha a necessidade de satisfazer as suas necessidades animais mediante o trabalho. Começa a se ver retatado na sua obra e a compreender a sua magnitude humana mediante o objecto criado, do trabalho realizado. Isto já nom entranha deixar umha parte do seu ser em forma de força de trabalho vendida, que nom lhes pertence mais, senom que significa umha emanaçom de si próprio, um achegamento à vida comum na que se reflecte; o cumprimento do seu dever social.socialismo e o homem em cuba - guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário