segunda-feira, 10 de outubro de 2011


No aniversário de 44 anos de seu assassinato no humilde povoado boliviano de La Higuera, o mítico revolucionário argentino Ernesto Che Guevara está cada vez mais presente. Sua vida, ação e obra, são lembradas por centenas de pessoas que viajam todos os anos até esta região oriental boliviana para percorrer lugares históricos, como a réplica da escola onde ele foi morto, em 9 de outubro de 1967.

Monumento ao Che em La Higuera. Todos os anos, centenas de turistas visitam o local

No domingo, participaram de um ato integrantes das missões diplomáticas, médicas, educativas e trabalhadores sociais de Cuba e Venezuela, atuantes desde 2006 na Bolívia. Os participantes renderiam tributo à memória e ao legado do Che, e somariam suas vozes pela vigência do pensamento e das lutas do comandante Guevara pela justiça social e a igualdade na América Latina e no mundo.

No sábado (8), houve uma cerimônia no Mausoléu de Vallegrande, onde repousaram por 30 anos os restos do Che antes de ser transportados a Cuba em 1997. Também percorreram o Hospital Señor de Malta, onde lavaram e expuseram seu cadáver em 1967.

Durante a atividade, os presentes aproveitaram para dar seu apoio à libertação dos antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos há mais de 13 anos. Na sexta-feira (7), René González foi libertado, mas precisará viver nos EUA por um período, o que foi duramente criticado por Havana.

Os presentes à tradicional cerimônia visitaram também a fossa onde foi inicialmente sepultada Tamara Bunke, mais conhecida como Tania, a Guerrilheira, única mulher integrante da ação revolucionária de Guevara na Bolívia.

Prensa Latina

2 comentários:

  1. Fui a Bolívia e visitei vários povoados, sente a presença do Che foi um ótimo passeio que fiz.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto dos Bolivianos, pessoas maravilhosas.

    ResponderExcluir