sábado, 27 de março de 2010

REVOLUÇÃO

· Che fala sobre a via eleitoral
"Quando se fala em alcançar o poder pela via eleitoral, nossa pergunta é sempre a mesma: se um movimento popular ocupa o governo de um país sustentado por ampla votação popular e resolve em conseqüência iniciar as grandes transformações sociais que constituem o programa pelo qual se elegeu, não entrará imediatamente em choque com os interesses das classes reacionárias desse país? O exército não tem sido sempre o instrumento de opressão a serviço dessas classes? Não será então lógico imaginar que o exército tomará partido por sua classe e entrará em conflito com o governo eleito? Em conseqüência, o governo pode ser derrubado por meio de um golpe de Estado e aí recomeça de novo a velha história; ou, outra solução, é que o exército repressor seja derrubado pela ação popular armada em defesa de seu governo. O que nos parece difícil é que as forças armadas aceitem de bom grado reformas sociais profundas e se resignem pacificamente a desaparecer enquanto casta."

Um comentário:

  1. • A Revolução é que é importante e que cada um de nós, sozinhos, não vale nada.
    • Creio na luta armada como única solução para os povos que lutam para se libertarem e sou coerente com minhas crenças. Muitos me chamarão de aventureiro, e o sou, mas de um tipo diferente, sou daqueles que colocam a vida em jogo para demonstrar as suas verdades.
    • "Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."
    • “Nem sempre é preciso esperar que se apresentem todas as condições para a revolução; o foco insurrecional pode criá-las. A luta guerrilheira é uma luta de massas, é uma luta do povo; a guerrilha, como núcleo armado, é a vanguarda combatente do povo; sua grande força reside na massa da população”.

    ResponderExcluir