segunda-feira, 7 de junho de 2010

ÚLTIMAS HORAS EM LA HIGUERA

  1. Contra o Vento e as Marés
    Este poema (contra o vento e as marés) levará minha assinatura.
    Deixo-lhes seis sílabas sonoras,
    um olhar que sempre traz (como um passarinho ferido) ternura,
    Um anseio de profundas águas mornas,
    um gabinete escuro em que a única luz são esses versos meus,
    um dedal muito usado para suas noites de enfado,
    um retrato de nossos filhos.
    A mais linda bala desta pistola que sempre me acompanha,
    a memória indelével (sempre latente e profunda) das crianças
    que, um dia, você e eu concebemos,
    e o pedaço de vida que resta em mim.
    Isso eu dou (convicto e feliz) à revolução
    Nada que nos pode unir terá força maior
  2. (Ernesto "Che" Guevara - Poema dedicado à Aleida, sua esposa)

2 comentários:

  1. Ao ser capturado “Não atire. Eu sou Che Guevara. Valho mais vivo que morto “

    Ao ser interrogado: Cel Selich “ o senhor é cubano ou argentino? ”

    Che: “ Sou cubano, argentino, boliviano, equatoriano, etc. o senhor me entende?”

    Cel Selich “ o que o levou a resolver operar em nosso país?”

    Che “ o senhor não vê o estado que vivem os camponeses? São quase como selvagens, vivendo num estado de pobreza que deprime o coração, tendo apenas um aposento no qual dormem e comem, sem roupas para vestir abandonados como animais ....

    Cel Selich “ mas o mesmo acontece em Cuba “

    Che “ Não isto não é verdade, não nego que existe pobreza em Cuba porém lá os camponeses têm uma idéia de progresso, enquanto o boliviano vive sem esperança. Tal como nasce, morre, sem jamais ver melhoras em sua condição humana.” .

    ResponderExcluir
  2. Ao ser avisado que seria fuzilado responde: É melhor assim (...) Eu nunca deveria ter sido capturado vivo”

    Últimas palavras: “ Diga a Fidel que ele logo verá uma revolução triunfante n América (...) e diga aminha mulher que se case de novo e tente ser feliz.

    Segundo a lenda quando o Soldado entrou para fuzilar Che ele teria dito “ Sei que veio para me matar. Atire covarde, você só vai matar um homem.

    Em 9 de outubro de 1967 AS 13:10 aos 39 anos de idade CHE GUEVARA ESTA MORTO

    ResponderExcluir