quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

REVOLUCIONÁRIO


· "Devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor. È impossível pensar num autêntico revolucionário sem esta qualidade. Talvez seja um dos grandes dramas do dirigente; este deve unir a um espírito apaixonado uma mente fria, e tomar decisões dolorosas sem que nenhum músculo se contraia. Os nossos revolucionários de vanguarda têm de idealizar esse amor aos povos, ás causas mais sagradas e torná-lo único indivisível. Não pode mostrar sua pequena dose de carinho cotidiano tal como o faz o homem comum"

· “O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade”.

O DEVER DE UM REVOLUCIONARIO É FAZER A REVOLUÇÃO

4 comentários:

  1. • Então eu me dei conta de uma coisa fundamental: para ser médico revolucionário, a primeira coisa que é preciso ter, é uma revolução. De nada serve o esforço isolado, o esforço individual, a pureza de ideais, a vontade de sacrificar toda uma vida ao mais nobre dos ideais, se esse esforço é feito sozinho, solitário em algum rincão da América, lutando contra os governos e as condições sociais que não permitem avançar
    • Nós que, pelo império das circunstâncias, dirigimos a revolução, não somos donos da verdade, menos ainda de toda a sapiência do mundo. temos que aprender todos os dias. No dia em que deixarmos de aprender, que acreditarmos saber tudo ou que tivermos perdido nossa capacidade de contato ou de intercâmbio com o povo e com a juventude, será o dia em que teremos deixado de ser revolucionários e, então, o melhor que vocês poderiam fazer seria jogar-nos fora..."
    • «O caminho é longo e cheio de dificuldades. Às vezes, por extraviar a estrada, temos que retroceder; outras, por caminhar depressa demais, nos separamos das massas; em ocasiões, por ir lentamente sentimos de perto o hálito daqueles que pisam nos nossos calcanhares. Em nossa ambição de revolucionários, tratamos de caminhar o mais depressa possível, abrindo caminhos, mas sabemos que temos que nutrir-nos da massa e que esta só poderá avançar mais rápido se for alentada com nosso exemplo.

    ResponderExcluir
  2. • "Existem verdades tão evidentes, tão incorporadas ao conhecimento do povo que já se tornou inútil discuti-las. Deve se ser 'marxista' com a mesma naturalidade com que se é 'newtoniano' em física ou 'pasteriano' em biologia,considerando que se novos fatos determinam novos conceitos, nunca perderão sua parte de verdade os que já aconteceram. É o caso, por exemplo, da relatividade 'einsteiniana' ou da teoria dos 'quanta' de Planck com relação às descobertas de Newton."
    • "O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental."
    • "O proletariado não tem sexo. É o conjunto de todos os homens e mulheres que, em todos os postos de trabalho de país, lutam conseqüentemente para obter um fim comum".
    • "Em nosso trabalho de revolucionário, a morte é um acidente freqüente."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia me informar se essa terceira citação de Che, que você postou, faz parte de algum discurso e se é possível consegui-lo na integra. Preciso de todas as informações possíveis sobre essa citação: o ano, se ela faz parte de um discurso ou entrevista. Preciso dessas informações para um artigo.

      Excluir
  3. • "A revolução se faz através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."
    • "Não há experiência mais profunda para um revolucionário que o ato da guerra."
    • "A culpa de muitos dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original: não são autenticamente revolucionários."
    • Che fala sobre o guerrilheiro
    "Por que luta o guerrilheiro? Temos de chegar à conclusão inevitável de que o guerrilheiro é um transformador social, que empunha as armas para se juntar à cólera do povo contra seus opressores e que luta para mudar o regime social que mantém seus irmãos desarmados no opróbrio e na miséria. Ele ataca as instituições particulares de uma época dada para quebrar, com todo o vigor que as circunstâncias permitem, as estruturas dessas instituições."

    ResponderExcluir