domingo, 24 de janeiro de 2010

NACIONALIDADE


NASCI NA ARGENTINA; NÃO É SEGREDO PARA NINGUÉM. SOU CUBANO E TAMBÉM SOU ARGENTINO E, SE NÃO SE OFENDEREM ILUSTRÍSSIMOS SENHORES LATINO AMERICANOS, ME SINTO TÃO PATRIOTA DA AMÉRICA LATINA, DE QUALQUER PAÍS DA AMÉRICA LATINA, COMO QUALQUER OUTRO E, NO MOMENTO EM QUE FOSSE NECESSARIO, ESTARIA DISPOSTO A ENTREGAR MINHA VIDA PELA LIBERTAÇÃO DE QUALQUER UM DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS, SEM PEDIR NADA A NINGUÉM, SEM EXIGIR NADA, SEM EXPLORAR NINGUÉM.

4 comentários:

  1. "Não considero que minha pátria seja somente a Argentina, mas toda a América. Tenho antecedentes tão gloriosos como os de Martí e é precisamente em sua terra que me atenho à sua doutrina. Além disso, não posso conceber que se chame intromissão o ato de me entregar por inteiro, de oferecer meu sangue a uma causa que considero justa e popular, o ato de ajudar um povo a liberta-se de uma tirania que, sim, admite a intromissão de uma potência estrangeira que a ajuda com armas, com aviões, com dinheiro e com oficiais instrutores. Nenhum país até agora denunciou a intervenção norte-americana nos assuntos cubanos, e nenhum jornal acusa os ianques de ajudar Batista a massacrar seu povo. Mas muitos se preocupam comigo. Eu sou o "estrangeiro intrometido” que ajuda os rebeldes com seu sangue. Os que fornecem armas para uma guerra inteira não são intrometidos.”.

    ResponderExcluir
  2. A América será o teatro de minhas aventuras, com um caráter muito mais importante que aquilo que eu tiver imaginado: realmente creio ter conseguido compreende-la e me sinto americano com um caráter que me distingue de qualquer outro povo da terra, naturalmente conhecerei o resto do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Cel Selich “ o senhor é cubano ou argentino? ”
    Che: “ Sou cubano, argentino, boliviano, equatoriano, etc (...) o senhor me entende?”

    AO SER CAPTURADO NA BOLÍVIA

    ResponderExcluir
  4. Ah, Che. Mas a que custo? Preferia eu mil vezes que não tivesse arriscado tua vida, esta que encerrava em si sonhos mais sensíveis e ternos do que a maioria consegue compreender, preferia eu que não tivesses morrido por um povo que te traiu, e nem por nenhum outro, que tivesses vivido mais, porque tu merecias. Mesmo que isto fosse a tua morte para mim e todos os outros que te admiram, mesmo que isto fosse contra o que tu desejavas, preferia eu que tua vida não tivesse sido tocada pelas mãos podres dos ianques.

    Aunque esto fosse tu morte para me...

    ResponderExcluir